Caixa de Permanência
Caixa de permanência Montessori
"Esse é um jogo simples mas com muito proveito para o desenvolvimento dos bebês entre 8 e 18 meses. As caixas de permanência trazem um objeto com uma abertura superior para introduzir a bola e uma abertura frontal por onde ela reaparece.
Dessa forma, esse material ajuda a compreender que um objeto segue existindo ainda que não o vejamos. Essa é uma boa maneira de trabalhar a angústia da separação através do jogo. De fato, para um bebê, quando sua mãe desaparece de seu ângulo de visão, realmente é como ter desaparecido do planeta. Ele não compreende que ela saiu por um instante mas que logo retornará.
Segundo Piaget, o sentido de permanência do objeto se desenvolve progressivamente durante os primeiros dois anos de vida de um bebê. Assim: - Entre os 7 e os 8 meses o bebê busca o objetos se está parcialmente escondido. - Entre 8 e 12 meses ele busca o objeto desaparecido, mas que foi escondido no lugar em que ele aprendeu que fica escondido. - Entre os 12 e os 16 meses, o bebê buscará o objeto que desaparece enquanto ele o está vendo. - A partir dos 16 meses começa a reconhecer a existência do objeto, ainda que este não esteja visível."
*Fonte: criandocomapego.com